Wednesday, August 01, 2007

É lá com eles...

Ontem de manhã enquanto afastava a neblina de sono do globo ocular e tentava acertar com a torneira de água fria para não queimar as pernas como uma demente, ouvia rádio ao longe. Debitavam umas frases sem nexo, pelo menos para o meu cérebro ainda com teias de aranha de sono, mas registei que tinham escrito um livro sobre o assassino de (Santa) Comba Dão. Resmunguei para quem queria ouvir - e mesmo para quem não queria ouvir - olha que original, mais um livro sobre Salazar. Nem liguei mais ao assunto e lancei-me à difícil tarefa do duche matinal. Já sóbria e calçando sapatos da mesma cor, li hoje no Público que o assassino de (Santa) Comba Dão - lá lá está ele outra vez - tinha sido condenado a 25 anos de prisão e que não sei quem tinha escrito um livro sobre esse misterioso tri-homicídio perpretado por ex-cabo da GNR na reserva. Só aí me apercebi que as minhas referências culturais começam a ficar perigosamente datadas. Assassino de (Santa) Comba Dão...afinal não é Salazar. Podia ser, no sentido metafórico ou Tarrafálico do termo, mas não é. É para designar um pobre diabo que se punha à janela a observar as miúdas e depois as matou. Os vizinhos repararam certamente na vigilância cerrada que o homem fazia às vítimas, mas devem ter encolhido os ombros - é lá com eles, suspiram o bom português e a boa portuguesa, mesmo perante a evidência de que alguém não terá os alqueires bem medidos. É lá com eles, suspiramos todos, que eu não me meto na vida de ninguém. No fundo, vai dar tudo ao mesmo. Não queremos saber das coisas para nada, a política é lá com eles, a criancinha chorosa e com marcas de pancada é lá com os pais, a mulher que bate no marido e o marido que bate na mulher é lá com eles, o patrão que abusa é lá com eles, tudo é lá com eles. Até ao dia em que eles passam a ser nós e mudamos de atitude. Mas então será, provavelmente, tarde de mais.

1 comment:

Joana Roque Lino said...

podes crer... aren´t we all alike?!