Tuesday, July 17, 2007

Consulta de Divergências

Ontem mal pude esperar para consultar on line o motivo da minha comparência para análise fiscal. Tttuturitutiriutu cantarolei enquanto entrava na DGCI e procurava diligentemente o item Consultar e depois o enigmático Divergências. Carrreguei no botão do rato duas vezes e aparece uma tabela, muito bem feita, colorida e geométrica, onde leio Estado: Detectada (a Divergência, evidentemente); e depois na descrição da divergência, um vazio. Antes disso, uns números de referência que suponho servem para identificar a Divergência, que apontei zelosamente num post it amarelo, seguidos da expressão louca Lote:89. Ainda na convicção de que os algarismos teriam uma correspondência lógica em linguagem natural, procurei em vão por uma lista de Divergências. Nada feito. Mas a DGCI convida-me ou a justificar a divergência desde já, de modo claro, simples e objectivo; ou a enviar de imediato uma declaração de substituição.
Eu não sei em que consiste a minha divergência fiscal. Aparentemente, tenho uma perfeitamente identificada e detectada que motivou a "liquidação nula". Adoraria poder ajudar a DGCI, mas resta-me esperar, com paciência, pela notificação postal, provavelmente convidando-me a comparecer na Repartição de Finanças da minha residência, para assunto do meu interesse. Ai, que angústia. Não me bastava peso a mais, ansiedade crónica e uma tese por escrever. Agora tenho de me defender de uma divergência que não conheço. Isso é Impulse.

No comments: